Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Plastificante 'feminiza meninos'

http://www.nossofuturoroubado.com.br/arquivos/dezembro_09/plastificante.html


Plastificante 'feminiza meninos'


Hormônios masculinos é que dirigem jogos de meninos


Substância química sintética usada em plásticos altera os cérebros de meninos, fazendo-os “mais femininos”, afirmam pesquisadores norte-americanos.

Os cientistas detectaram que fetos masculinos expostos a altas doses desta substância no útero, demonstraram estar menos afeito a brincarem com brinquedos de meninos como carrinhos ou mesmo tomarem parte das “lutinhas” e jogos de cambalhotas e tombos. O grupo da Universidade de Rochester em seu último trabalho, demonstrou preocupação a respeito da segurança dos ftalatos, que se encontra tanto em pavimentos como em cortinas de banheiro feitos de PVC. As descobertas estão reportadas no Periódico Internacional de Andrologia (International Journal of Andrology).

Móveis Plásticos

Os ftalatos têm a habilidade de gerar disfunção de hormônios e têm sido banidos de brinquedos nos EUA e alguns outros países. No entanto, continuam sendo utilizados amplamente em muitos itens domésticos diferentes, incluindo móveis plásticos e em embalagens (nt.: os filmes plásticos utilizados para acondicionar frios em supermercados são feitos de PVC). Existem muitos tipos diferentes e alguns deles mimetizam o hormônio feminino estrogênio.

FTALATOS

Existem diferentes tipos de Ftalatos e a maioria comumente utilizada é considerada totalmente segura pelos organismos de saúde pública. DEHP – é usado para tornar o PVC macio e flexível, empregado em produtos tipo pavimentos; DBP – usado como plastificante em colas, corantes e têxteis.

Os mesmos pesquisadores já haviam demonstrado que isto pode significar meninos estarem nascendo com anormalidades genitais. Agora eles informam que certos ftalatos também impactam sobre o desenvolvimento cerebral, através do corte da ação do hormônio masculino testosterona. A Dra. Shanna Swan e sua equipe analisaram amostras de urina de mães durante a gravidez para traços de ftalatos. As mulheres, que gestaram a 74 meninos e 71 meninas, foram acompanhadas quando suas crianças tinham de quatro a sete anos e questionadas sobre os brinquedos que os pequenos gostavam de brincar e os jogos que lhes agradavam.

Jogos de Meninas

A equipe observou que dois Ftalatos, DEHP e DBP, podem afetar o comportamento das brincadeiras. Meninos expostos a altos níveis destas substâncias no ventre tinham menos inclinação dos que outros meninos de brincar com autinhos, trenzinhos e pistolas ou entrarem em jogos “mais toscos” como lutinhas. Elizabeth Salter-Green, diretora do grupo da campanha química CHEM Trust, disse que os resultados são preocupantes.

Esta capacidade de feminizar dos ftalatos faz deles verdadeiros 'flexores de gêneros'

Elizabeth Salter-Green, diretora do CHEM Trust.

“Sabemos agora que os ftalatos, aos quais estamos todos sendo constantemente expostos, são extremamente preocupantes sob a perspective da saúde, levando à disfunção da saúde reprodutiva dos machos e, conforme parece, ao próprio comportamento masculino também”. "Esta capacidade de feminizar dos ftalatos faz deles verdadeiros ‘flexores de gênero’". Ela admitiu que os meninos que tinha estudado ainda eram pequenos, mas ela afirma que eles terem reduzido sua ligação com jogos masculinos nesta idade, poderá levar a outros desenvolvimentos femininos mais tarde em suas vidas. Mas Tim Edgar, do Conselho Europeu de Plastificantes e Intermediários, disse: "Nós precisamos dispor de alguns cientistas especializados para terem vista nesta pesquisa com mais detalhes antes de nós podermos fazer um julgamento apropriado." Disse que havia muitos diferentes ftalatos em uso e a pesquisa foca dois tipos dos menos comumente empregados que foram candidatos numa lista européia como potencialmente perigosos e que necessitam de autorização para seu emprego. O ftalato tipo DBP foi banido o uso em cosméticos, como esmalte de unhas, desde 2005 na Comunidade Européia. A Federação Britânica de Plásticos disse: "A segurança química é de suprema importância para a indústria de plásticos que estão investindo pesadamente nas pesquisas das substâncias que estão utilizando”. "Além disso”, continua, “a nova Regulamentação Química Européia (nt.: European Chemical Regulation, com a sigla REACH), assegurará avaliações posteriores rigorosas bem como análises e testes das substâncias químicas e de seus usos."


Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, novembro de 2009.

Nenhum comentário: